Adoramos a nossa gastronomia com Coca-Cola

Vocês sabem que a promoção e valorização da Gastronomia Tradicional Portuguesa é uma grande bandeira do meu trabalho e do conteúdo que produzo neste blog. Eu acredito que é nela que reside muita da identidade de cada região do nosso Portugal e louvo todas as iniciativas que elevem a notoriedade da nossa cozinha. É por isso que partilho convosco a iniciativa da Coca-Cola em Portugal: “Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola“.
 
A Coca-Cola faz parte das nossas vidas, principalmente das gerações mais novas, e daqueles que ainda não têm idade para consumir bebidas alcoólicas para acompanhar o seu prato português. Então se o meu objetivo é promover a gastronomia tradicional em Portugal e toda a realidade que a envolve, por que razão diria eu que uma vitela assada ou umas pataniscas de bacalhau têm que ser obrigatoriamente acompanhados por vinho ou cerveja. Sim, de certeza que a mim me saberia melhor com vinho, mas este não é o objetivo. O objetivo é associar o “feel good” dos sabores da nossa gastronomia tradicional aos jovens, para que estes vejam o valor da nossa herança gastronómica e não caiam na tentação da fast food ou dos rodízios de sushi.


 
O outro ponto pertinente é a associação do “Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola”  aos valores da família, pois já que este projeto irá decorrer em restaurantes de norte a sul do país, estes jovens estarão acompanhados pela família. Nem todos irão pedir Coca-Cola para a acompanhar a sua escolha de menu, mas de certeza que os mais novos o vão fazer. Depois há toda uma serie de situações onde o “feel good” vem mesmo a calhar, como o primeiro golo de Coca-Cola fresca quando se acaba de tomar banho no mar, ou para acompanhar a feijoada de choco (em figura) que tapa a fome de uma noite bem vivida. Além disto, estas novas gerações são extremamente interativas nos meios online, especialmente nos Social Media, algo que vai ajudar ainda mais a disseminar a Idea de que a nossa cozinha deve ser a primeira e óbvia escolha quando se quer ir almoçar ou jantar fora.
 
Por isso dou o crédito à Coca-Cola por ter esta ideia e por ver a nossa gastronomia como um veiculo de promoção, especialmente quando uma marca tão global, poderia ter facilmente dado prioridade a outras iniciativas ou mesmo a outras cozinhas.

Como funciona o Adoramos a nossa gastronomia com Coca-Cola

Na semelhança das ediçoes anteriores do Adoramos a nossa gastronomia com Coca-Cola, de uma forma faseada entre Junho e Novembro, 36 pratos representativos de 12 regioes de portugal estarao a concurso espalhados por 2500 restaurantes de Portugal Continental e ilhas. Cada um de nós tem a possibilidade de votar por sms de forma gratuita para o numero 4310  ou no site Adoramosanossagastronomia.pt no seu prato favorito de cada restaurante onde foi e assim contribuir para aquele prato, cozinhado naquele restaurante ser o representativo da regiao no evento final em Novembro no Porto. Mais indicaçoes em como votar em aqui.

Deixo aqui as datas e os pratos das duas primeiras regioes que já se encontram em votação por sms (4310) e no site do Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola.

Algarve (19 de junho a 09 de Julho)

Pratos:

  • Arroz de Lingueirão
  • Cataplana
  • Lulinhas á Algarvia

Lisboa (26 Junho a 16de Julho)

Pratos:

  • Bacalhau á Braz
  • Pataniscas de Bacalhau
  • Bife à Portuguesa

 

Disclaimer:

Este post foi escrito para a promoção do “Adoramos a nossa Gastronomia com Coca Cola”. Todas as opiniões são minhas. 

I dedicate my award winning travel writing and photography to the soul and sense of place of the locations I visit, the people I meet and the food I taste.